Compartilhe:

Separamos nesse post lugares como trilhas, cachoeiras, parques, passeios legais para visitar em um único dia próxima a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Aquele famoso “bate e volta” pra relaxar e curtir um do de lazer. Esperamos que você goste e aproveite as dicas!

1. Cambará do Sul – Cânions

Os amantes da natureza não podem deixar de fora de algum de seus roteiros “bate e volta” a visita até os cânions, a natureza dá um espetáculo à parte na região de Cambará do Sul. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra, onde fica o Cânion Itaimbezinho, e o da Serra Geral, onde está o Cânion Fortaleza, são sem dúvida as principais atrações da região. O passeios incluem caminhadas, trilhas pelo parte inferior dos cânions em que é preciso avançar rio adentro, cavalgadas, rapel, passeios de bote, de quadriciclo e diversas outras atividades ligadas à natureza. Sem duvidas um belo passeio pra quem quer relaxar e apreciar as belezas da natureza.

2. São Francisco de Paula 

A apenas duas horas de Porto Alegre está um destino serrano nem tão conhecido, que é perfeito para um final de semana de descanso em qualquer estação do ano: São Francisco de Paula. No inverno, fica ainda mais charmosa com a neblina, a geada e até a possibilidade de neve. As casas em madeira, as araucárias, as boas opções de restaurante, as lojinhas do centro com vários produtos em lã e couro e o belo Largo São Bernardo, bom ponto para pegar um sol nos dias frios, são algum dos atrativos da cidade. Já no verão quem ganha a vez são as belíssimas cachoeiras da região, como as do Parque das Oito Cachoeiras, da Reserva Ecológica Terra do Sempre , do Parque das Cascatas e do Parque da Cachoeira.

3. Três coroas – templo budista e turismo para aventureiros

Um passeio interessante, e que fica  a menos de uma hora e meia de carro de Porto Alegre, é Três Coroas. A atração mais procurada por quem visita a cidade certamente é Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, o primeiro templo tibetano tradicional em toda a América Latina. A belíssima construção fica no topo de uma montanha e tem uma vista incrível para a região. O templo é aberto à visitação e oferece práticas de meditação, retiros e palestras. Uma boa oportunidade para conhecer a arte, cultura e a religiosidade budista. Também é legal para os aventureiros, as corredeiras do Rio Paranhana são perfeitas para passeios de rafting e a região também conta com tirolesas, locais para camping, rapel em paredões ou cachoeiras, além de caminhos para passear de quadriciclo ou fazer trekking.

4. São Miguel das Missões

São Miguel das Missões guarda um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo. As Ruínas de São Miguel Arcanjo, como são conhecidas, são da redução fundada no século 18 e declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983. Hoje é possível percorrer o sítio arqueológico, com ou sem guia, visitar o museu que fica logo ao lado. Em algumas noites ocorre que as ruínas viram palco do espetáculo Som e Luz, que conta o nascimento, o desenvolvimento e o fim da relação jesuítico-guarani na região. São Miguel das Missões fica a 475 quilômetros de Porto Alegre. Vale a pena a visita, adquirir novos conhecimentos nunca é de mais!

5. Bento Gonçalves

Uma das cidades mais encantadoras da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves guarda muitas tradições de imigrantes italianos que chegaram por ali por volta de 1875. A chamada “capital do vinho” abriga o famoso Vale dos Vinhedos, um percurso com mais de 80 quilômetros cercados por vinícolas e parreirais. Algumas produtoras abrem suas portas para os visitantes e realizam tours que possibilitam conhecer a fabricação das bebidas e realizar degustações. Um ótimo passeio pra ser feito a dois.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de passeio “bate e volta” próximos a Porto Alegre e esperamos que se divirta no seu próximo passeio!

Encontre quartos para alugar em Porto Alegre e região!

Escreva um comentário